sábado, 29 de setembro de 2012

 

 

ACONTECEU NO Iº SIMPÓSIO DE ANIMAÇÃO BÍBLICO DA PASTORAL

Na parte da manhã, a 1ª conferência foi assessorado por Padre Boris Agustin Nef Ulloa, com o tema: "O conhecimento da Palavra de Deus para a animação Bíblica da Pastoral", tendo como referência o documento PONTIFÍCIA Comissão Bíblica. Povo Judeu e suas Sagradas Escrituras na Bíblia Cristã.


No período da tarde, a 2ª conferência foi proferida por Dom Leonardo Ulrich Steiner – Secretario Geral da CNBB com o tema: “Contemplar a Palavra que dá sentido a vida dos discípulos missionários de Jesus Cristo”.







Conferimos o vídeo do 1º Congresso Brasileiro da Animação Bíblica da Pastoral em Goiânia, que aconteceu em outubro de 2011, para que pudéssemos entender o porque da Animação Bíblico da Pastoral.



"A bíblia, durante muito tempo, ficou distante das mãos dos católicos. Há hoje uma maior aproximação dela, um maior respeito, amor, fome e sede. Mas temos muito ainda para caminhar. A palavra “animação” é muito importante, principalmente motivando, nos agentes pastorais, a leitura da Sagrada Escritura.
Tivemos algumas marcas de incentivo para o valor do texto sagrado nos últimos tempos. No Concílio Vaticano II houve o destaque da “Dei Verbum”, mostrando o valor da inspiração bíblica e a importância da Palavra em nossa vida. Esse documento convocou toda a Igreja para retomar a leitura e a prática da Palavra de Deus.
Quando falamos de animação bíblica da pastoral, estamos preocupados com o vigor da animação, da força da Palavra de Deus e dos frutos que as pastorais devem produzir. É sinal de que não podemos ficar em apenas discursos religiosos, mas perceber as exigências concretas do povo de Deus deste tempo.
Enfim, só teremos pastorais pertinentes se criarmos intimidade com a Palavra, com Jesus Cristo ressuscitado e vivo em nosso meio. Isto cria relações afetivas, comprometidas e atuantes, transformando os corações e as mentes das pessoas. Com isto as pastorais não serão de compromisso só dos pastores, mas de todo o povo da comunidade cristã.
Dom Paulo"(Dom Paulo Mendes)


Tem início o 1º Simpósio de Animação Bíblico da Pastoral

Teve início na noite de ontem no Regional Sul 1 - São Paulo o 1º Simpósio de Animação Bíblico da Pastoral. Veja na integra a saudação de Dom Vilson.

Quero saudar a todos os irmãos e irmãs, presbíteros, religiosas/os, diáconos, leigos/as, seminaristas, assessores/as vindos a este Simpósio de Animação Bíblica da Pastoral, organizado e articulado pela Comissão de Bíblia e Catequese do nosso querido Regional Sul 1 da CNBB, de 28 a 30 de setembro de 2012, na grande metrópole de São Paulo.

Em nosso Brasil, com grande criatividade, multiplicaram-se experiências de serviço missionário sustentadas pela Palavra. Muitas comunidades conservaram-se vivas e dinâmicas alimentadas somente pela Palavra. O Espírito Santo sustentou toda esta vitalidade. O que se propõe a seguir são linhas de ação orientadas a um novo passo: a animação bíblica de toda a pastoral.

Primeiramente é preciso reconhecer que os interlocutores da ação pastoral são sujeitos e não somente destinatários. De fato, não recebem a Palavra para guardá-la para si mesmos, mas para anunciá-la (cf. Is 50,4). Como recorda o Senhor: “O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados” (Mt 10,27). Sendo assim, interlocutores da animação bíblica da pastoral são todos os membros do Povo de Deus: os leigos, enquanto presença da Palavra de Deus em forma de “fermento na massa”; os consagrados enquanto presença da Palavra de Deus na vivência dos conselhos evangélicos; os ministros ordenados enquanto presença da Palavra de Deus no exercício do tríplice múnus de ensinar, santificar e governar. Todos os membros do Povo de Deus, no entanto, são chamados a dar testemunho de acolhida e vivência da Palavra.

Para acontecer uma animação bíblica da pastoral indicamos que se crie alguns espaços importantes tais como: Comissões, com uma organização funcional, que ofereçam uma rede de serviços e ajudas práticas, facilitando a efetiva animação bíblica da pastoral; Equipes de assessoria da animação bíblica da pastoral; e Formação bíblica permanente (no tempo), sistemática (no currículo) e profunda (nos conteúdos) para assessores e multiplicadores da animação bíblica da pastoral.
No Eixo da Formação: a animação bíblica da pastoral, enquanto Caminho de Conhecimento e Interpretação da Palavra, encontra na catequese seu espaço vivencial, pois “a atividade catequética implica sempre abeirar-se das Escrituras na fé e na Tradição da Igreja, de modo que aquelas palavras sejam sentidas vivas, como Cristo está vivo hoje, onde duas ou três pessoas se reúnem em seu nome (cf. Mt 18,20). A catequese deve comunicar com vitalidade a História da Salvação e os conteúdos da fé da Igreja, para que cada fiel reconheça que sua vida pessoal pertence àquela história”.[1]
No Eixo da oração: A animação bíblica da pastoral, enquanto Caminho de Oração com a Palavra e Comunhão, encontra na liturgia seu lugar privilegiado, em que Deus continua hoje a se comunicar com seu povo que escuta e responde. Cada ação litúrgica, por sua própria natureza, está impregnada da Sagrada Escritura. Nela “a Palavra de Deus é celebrada como palavra atual e viva”.[2]
No eixo do anúncio: A animação bíblica da pastoral, enquanto Caminho de Evangelização e Proclamação da Palavra, nos impulsiona à caridade (cf. 2 Cor 5,14). “A missão da Igreja não pode ser considerada como realidade facultativa ou suplementar da vida eclesial. (...) É a própria Palavra que nos impele para os irmãos: é a Palavra que ilumina, purifica, converte; nós somos apenas servidores. Por isso, é necessário descobrir cada vez mais a urgência e a beleza de anunciar a Palavra para a vinda do Reino de Deus. (...) Não se trata de anunciar uma palavra anestesiante, mas desinstaladora que chama à conversão, que torna acessível o encontro com Ele, através do qual floresce uma humanidade nova”.[3]

No início deste nosso Simpósio recordaria que o Sínodo sobre a Palavra e a Verbum Domini constituem um novo Pentecostes para a Igreja. Que assim aconteça, também, com a acolhida e a prática deste Documento. Nossos bispos nos exortam para que estas linhas de ação influam eficazmente na vida e na missão da Igreja, particularmente na Catequese, na Liturgia e no Testemunho da caridade, contribuindo, assim, para a vivência profunda da Fé, pois sabemos que a “Igreja funda-se sobre a Palavra de Deus, nasce e vive dela”.[4]

Somos, na verdade, consagrados e enviados para anunciar a todos a Palavra que é Cristo. Tendo-a escutado, respondamos “com a obediência da fé” (cf. Rm 1,5; 16,26) e “o ouvido do coração”,[5] a fim de que as nossas palavras, opções e atitudes “sejam cada vez mais uma transparência, um anúncio e um testemunho do Evangelho”,[6] e vivamos por Ele (cf. 1Jo 4,9).

Temos uma Boa Nova para anunciar ao mundo de hoje: a Palavra de Deus, Jesus Cristo, que está presente entre nós. Ele é mensagem de salvação e de vida. Com São Paulo, não queremos saber nem pregar outra coisa, a não ser Jesus Cristo, para nós sabedoria e poder de Deus (cf. 1Cor 2,2).

Que a intercessão de Maria, modelo de quem viveu a plena obediência da fé e escutou com o ouvido do coração. Ela é o ícone perfeito da fé bíblica, da escuta e do acolhimento generoso e disponível à vontade do Senhor. “A sua fé obediente face à iniciativa de Deus plasma cada instante da sua vida. Virgem à escuta, vive em plena sintonia com a Palavra divina”.[7] Ela teve a vida totalmente modelada pela Palavra.

Que este 1º. Simpósio de animação Bíblica da Pastoral, que declaro aberto nesta noite do dia 28 de setembro de 2012, traga a todos nós, participantes deste evento, luzes de Deus, no sentido de abraçarmos ainda mais a Palavra de Deus em nossa vida e em nossas comunidades espalhadas em nossas dioceses e em nosso Regional. Bom Simpósio e felicidades a todos e todas.
 
Nossa Diocese de São Carlos está sendo representada pelo Padre Paulo Eduardo - Jaú, Miriam - Jaú, Fatima - Barra Bonita, Ary - São Carlos e Ricardo - Araraquara.
 
Dom Vilson Dias de Oliveira, DC
Bispo Referencial da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética – CNBB/Sul 1

[1] VD 74.
[2] VD 52.
[3] VD 93 (cf. 90-98).
[4] Cf. VD 3.
[5] RB Prólogo,1.
[6] Cf. PDV 26.
[7] VD 27.

sábado, 21 de julho de 2012

Inicia-se nessa segunda-feira, na cidade de Araraquara/SP, Região Pastoral II da Diocese de São Carlos, a X Semana Catequética, que sempre acontece a cada 2 vezes no ano sempre em Janeiro e Julho, acontecerá dos dias 23/07 - segunda-feira a 26/07/2012 - quinta-feira, esse ano nosso Tema é: Dimensão Missionária da Evangelização, os Palestrantes serão: Ronaldo Sgobbi-Paróquia Nossa Senhora das Graças, Diacono Ulisses, Padre Marcelo Ap. Souza - São Bento e Ricardo F. Pedroso - Paróquia São José. A Semana Catequética já não é mais uma Semana de Formação voltada apenas para os Catequistas de nossa Região Pastoral, mas pela segunda vez a Semana está voltada para todas as Pastorais de nossas Paróquias. Venha participar, venha se integrar, venha compartilhar!!!!!!!

Rede de Blogs

Diocese de São Carlos adere à rede de blogs, proposta pela Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico Catequética da CNBB.

Rede de comunicação feita através de blogs na catequese

Sinto que estamos dando um passo bastante significativo nos objetivos de nossa catequese. Ela supõe instrumentos eficientes por onde deve passar a Palavra de Deus, e levar os catequizandos ao encontro pessoal com Jesus Cristo. Digo que não bastam apenas os encontros catequéticos, realizados até semanalmente.

Está em andamento a construção de uma rede de comunicação feita através de blogs, pelo iter virtual. A iniciativa conta com o apoio da Comissão Nacional de Animação Bíblico-Catequética da CNBB e a assessoria técnica e a habilidade, nesta área da comunicação, do Joseilton Luz de Oliveira, do Regional Nordeste II.

A ideia fundante é a seguinte: ter um blog nacional, interligado pelo blog de cada um dos 17 Regionais, e cada um destes, interligado com o blog de cada diocese de seu Regional. Assim sendo, formaríamos uma unidade de comunicação, podendo ter acesso seguro aos ricos materiais e iniciativas catequéticas em todo o país.

O mundo da cultura caminha por essa via. Está cada vez mais globalizado, e ligado, através da Internet. Não temos como fugir desta realidade. Temos, sim, que nos adequar, valorizando aquilo que ajuda, com eficiência, no processo da evangelização. Cada Igreja Particular precisa se organizar, favorecendo sua comunicação.

Batizamos os diversos instrumentos na Internet de “ferramentas”. Entre as redes sociais destacamos os blogs, que têm uma potencialidade incalculável, com uma abrangência sem limites. O que for postado vai para o mundo e sensibiliza corações e mentes que nem conseguimos imaginar. Pode fazer um bem muito grande.

Gostaria de parabenizar o Nordeste II pelo trabalho já realizado formando sua rede através da ferramenta blog. Sabemos que a maioria de suas dioceses já está interligada. Que isto seja de estímulo para os outros Regionais. Parabenizo também o Joseilton, seu esforço e empolgamento, grande articulador no Regional.
Como membro da Comissão Nacional de Catequese, tenho esperança e confiança nesse trabalho virtual. Sendo bem articulado, teremos nas mãos uma força e uma ajuda muito grande na catequese, mesmo sabendo que a melhor catequese passa pelo contato humano, pelo aconchego e o calor humano.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética